+55 21 97964-0790 [email protected]

Curtir o sol na areia da praia da cidade maravilhosa é uma delícia, mas você já pensou em conhecer as trilhas do Rio de Janeiro? Além da energia do mar, das calçadas e das pessoas bonitas; a cidade possui uma natureza exuberante, cheia de recantos naturais fantásticos e cheios de paz.

Fazer uma trilha é muito mais do que um simples passeio. A trilha é uma forma de entrar em contato com a natureza, movimentando o corpo e relaxando a mente. Assim, além de aumentar seu contato com a cultura e a natureza local, explorar trilhas é uma atividade saudável e que lhe proporcionará bem estar e acesso a paisagens extraordinárias.

Preparação antes de tudo

 

Existem trilhas com diversos níveis de dificuldade. Pode incluir longas caminhadas em mata densa e até mesmo pequenas escalada. Porém, alguns cuidados são essenciais para que sua experiência seja totalmente segura e prazerosa.

Guia especializado: o mais importante é ter pleno conhecimento do local, por isso é fundamental contratar guias especializados que conheçam bem o local e estejam aptos a resolver qualquer problema. Em locais de alta periculosidade como o Rio de Janeiro um serviço de concierge se faz mais do que necessário. Saiba mais sobre esse tipo de serviço.

Preparação física: escolha uma trilha que tenha uma dificuldade adequada ao seu perfil. Reconheça suas limitações. Antes da caminhada é recomendado alongar o corpo todo.

Roupas adequadas: é essencial o uso de roupas leves e calçados adequados. Nada de sandálias ou chinelos.

Repelente: no meio da natureza é inevitável o ataque dos mosquitos! Leve repelente ou eles podem atormentar sua trilha. Se tiver alergia a picadas de insetos, tome cuidado redobrado e avise seu guia.

Protetor solar: as trilhas às vezes envolvem longas caminhadas no sol, fazendo o uso do protetor solar inevitável. Você pode reforçar a proteção com bonés e óculos escuros.

Água: outro item fundamental.

Previsão do tempo: trilha não combina com chuva. A umidade pode deixar a trilha escorregadia e favorecer escorregões e torções. Evite dias de instabilidade e consulte a previsão do tempo com antecedência.

Outros elementos podem contribuir com a segurança como: caixa de primeiros socorros, apito, lanterna, celular e ter o número do Corpo de Bombeiros anotado. Isso tudo depende da dificuldade da trilha, então, tire todas as suas dúvidas previamente com seu guia.

 

As melhores trilhas do Rio de Janeiro

 

Num local cheio de floresta, morros e natureza como o Rio não faltam belas trilhas. Selecionamos algumas com as mais belas paisagens e com nível baixo de dificuldade

Pedra bonita

Esta trilha é perfeita para quem procura dificuldade leve e muito contato com a natureza. A Pedra Bonita fica no setor C do Parque Nacional da Tijuca.  A trilha possui cerca de 1,6 km e 693m de altura. Do topo da Pedra Bonito é possível ver a enorme Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos, além da bela vista das praias da Zona Sul, da Barra da Tijuca e a Floresta da Tijuca. Também possui uma rampa para vôo livre de parapente e asa delta.

A Rio de Janeiro Feelings fez um vídeo especial para tentar transmitir toda a beleza do local.

Pico da Tijuca

Essa trilha vai lhe permitir conhecer o Parque Nacional da Tijuca e alcançar o ponto mais alto do Rio de Janeiro. A paisagem é de mata densa, onde facilmente se avista macacos, lagartos e uma infinidade de pássaros. Apesar de não ser íngreme, a trilha é considerada moderada devido a altitude e seus mais de 3 quilômetros de extensão. Do alto do pico é possível ter uma visão de toda a cidade e seus principais picos e montanhas.

 

 Pão de Açúcar (Costão)

Para quem gosta de aventura, ao invés de subir o Pão de Açúcar de bondinho, você pode optar pela trilha do Costão. Essa trilha já possui um nível de dificuldade maior. Exige um caminhada longa de 3 horas e um pequeno trecho de escalada (ideal para quem não tem experiência). A trilha conta com diversos mirantes possibilitando vistas incríveis como da Baía de Guanabara, Niterói, Copacabana e Pedra da Gávea. A volta ainda pode ser feita pela trilha do Morro da Urca ou pelo bondinho.

 

Outras trilhas

Se você gostou da ideia de misturar atividade física e natureza, existe muito mais para conhecer. Muitas outras trilhas do Rio de Janeiro, como do Morro Dois Irmãos, Morro da Urca, Pedra da Gávea, Pedra Telégrafo e da Cachoeira do Horto podem lhe proporcionar experiências únicas de beleza e contato com a natureza.

Não perca tempo e se jogue nessas aventuras.

Se você está programando sua viajem para o Rio de Janeiro ou qualquer outro lugar do mundo e está buscando uma experiência completa de luxo você precisa conhecer o lifestyle Concierge. Um serviço exclusivo para quem ter seu lifestyle em qualquer lugar do mundo.

 

Loading...
shares