Qual é a melhor época para ir ao Rio de Janeiro? O certo é o ano todo

Receba conteúdos exclusivos

Você sabe qual é a melhor época para ir ao Rio de Janeiro? Se o seu plano é fazer as malas e partir para a capital fluminense, saiba que é possível aproveitar muito bem a cidade em qualquer uma das estações do ano.O sol e as temperaturas agradáveis fazem parte do cenário do Rio e não ficam limitados ao famoso verão carioca. Também no outono, primavera ou inverno você curte praia, serra e cultura.Veja neste post como aproveitar a cidade maravilhosa em qualquer época do ano e desfrutar com programações cheias de diversão, lazer e, é claro, praias incríveis. Acompanhe!

O que fazer no verão do Rio de Janeiro?

A estação mais quente do ano é a sensação para quem visita à capital, e é vista para a maioria das pessoas como a melhor época para ir ao Rio de Janeiro. Época na qual a cidade recebe um número elevado de turistas, é no verão que as altas temperaturas convidam todos os visitantes para conhecer as mais incríveis praias. O clima de sol e mar é constante e é quase impossível não aproveitar essa combinação diante do calor e do cenário exuberante da capital.Os bons dias ainda são ótimos para a prática de esportes e caminhadas na orla das praias que costumam dispor de calçadões com quiosques e muita gente bonita circulando por todos os cantos.Vale destacar que a praia não é o único local para se refrescar e aproveitar o verão. O Rio de Janeiro tem muitas cachoeiras e cascatas nos parques e reservas espalhadas pela cidade. Na floresta da Tijuca, por exemplo, estão algumas delas, como a Cachoeira das Almas, a Cascata Diamantina e a Cascata Gabriela.

E no outono e na primavera? 

Com o clima mais ameno, as estações intermediárias do ano apresentam temperaturas que não são tão elevadas como no verão, mas são muito agradáveis. É possível aproveitar a praia, além de fazer programações mais conectadas com a natureza, como trilhas, escaladas e visita a outros pontos turísticos da capital.A primavera é um convite para apreciar a natureza do Rio. O Jardim Botânico, o Parque Lage e a Vista Chinesa são excelentes locais para contemplar a estação mais florida e arborizada do ano.Uma dica importante: não deixe de levar suas roupas e acessórios de praia no outono e na primavera para visitar a cidade. O calor não é tão intenso quanto no verão, mas permite aproveitar as areias e o mar sem problemas.

Vale a pena ir para o Rio de Janeiro no inverno?

Se a sua ideia de visitar a capital coincide com a estação mais fria do ano, não se desespere! No Rio de Janeiro, o frio é uma sensação que não é tão intensa quanto em outras cidades brasileiras.Mesmo no auge da época mais gelada, durante os meses de julho e agosto, saiba que as temperaturas não despencam, e para quem gosta de praia, é possível aproveitar o mar do Rio e conhecer verdadeiros paraísos. Com menos movimentação de turistas, as praias são uma experiência igualmente memorável.As visitas culturais também entram na programação de quem curte a cidade no inverno. Os museus da cidade, assim como o painel de grafites no boulevard olímpico são excelentes pedidas.Ainda, o estado do Rio de Janeiro tem cidades serranas que são um verdadeiro charme e podem ser incluídas no seu roteiro. Vale a pena conhecer cidades charmosas e aconchegantes para os dias de frio, como Petrópolis, conhecida como a cidade imperial. É interessante aproveitar o passeio para conhecer Itaipava, um lugar com arquitetura antiga e da época do império no Brasil. A cidade é cativante pela sua aparência mais rústica e encantadora.A capital carioca é linda e cheia de atrações que preenchem o calendário durante todo o ano. Vale a pena reforçar: não tenha dúvidas quanto a isso!Agora que você já sabe que a melhor época para ir ao Rio de Janeiro é aquela que você vai estar lá, independente da estação, planeje a sua viagem sem preocupação.Se você gostou deste post, compartilhe nas redes sociais. Seus amigos podem dar dicas e o seu roteiro ter mais atividades incríveis.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

PARCEIROS

SIGA-NOS